4.28.2008

En Construcción


“ao longo de três anos, o realizador catalão registou com um rigor obsessivo a demolição de uma área do Barrio Chino, um bairro operário em desagregação em Barcelona, e a construção de um moderno complexo residencial para a nova classe média catalã. Mas à medida que a construção da cidade futura progride o passado reafirma-se incessantemente: tanto na surpreendente descoberta do antigo cemitério romano debaixo das fundações do novo edifício como na riqueza da sabedoria popular revelada numa conversa casual entre dois vizinhos que testemunha o fim de um mundo”.
José Luís Guerín é um dos Heróis Independentes do Indie Lisboa.
O seu documentário “En Construcción“ passou há alguns anos entre nós. Em poucas palavras, o peso da memória na construção do lugar.
Volta a passar hoje, dia 28 às 21:45 e sábado, dia 3, ás 15:45 no Cinema Londres.

Nota: se “En Construcción” é um filme maior, já “En la Ciudad de Sylvia” não podia ser pior. No fundo, gostámos mesmo foi deste. risos.

4.15.2008

Ilídio de Araújo

Um regresso às origens que nos deixa particularmente felizes.

4.14.2008

Montado

O sobreiro constitui a base de um sistema ecológico único no mundo, contribuindo para a sobrevivência de muitas espécies da fauna autóctone e para a salvaguarda do meio ambiente. Dado que a sua exploração não implica danos para as árvores nem a necessidade de criação de infra-estruturas no local, foi possível conservar, ao longo dos anos, cerca de 60 milhões de árvores no seu estado natural. O resultado é um ecossistema com uma riqueza de biodiversidade sem paralelo na Europa, responsável por aproximadamente 100 000 postos de trabalho, representando uma importante barreira à desertificação social e ambiental das regiões produtoras.
Simultaneamente, o papel do ecossistema suportado pelo sobreiro é hoje reconhecido como fundamental na fixação de carbono, contribuindo para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, origem das alterações climáticas. Apenas em Portugal, calcula-se que o montado de sobro seja responsável pela retenção anual de quase cinco milhões de toneladas de CO2.

A associação GoodPlanet.org, presidida por Yann Arthus-Bertrand, e o Instituto Europeu da Ecologia, presidido por Jean-Marie Pelt, lançaram uma petição on-line em defesa da cortiça e dos montados de sobro.
Acessível em www.petitionpourleliege.org/, esta petição pretende recolher assinaturas de cibernautas que se queiram juntar à causa da cortiça, à protecção da biodiversidade do montado de sobro, à luta contra o efeito do aquecimento global do planeta, à preservação da natureza e à sustentabilidade de uma economia local. Escolher a cortiça é agir pela preservação do planeta.
Por cada seis signatários será salvo um sobreiro.
Objectivo da petição: 10 000 assinaturas - o equivalente a uma floresta de 1500 árvores.

Texto que nos chegou à caixa de correio.
Por .