2.19.2010

5º Seminário - "Filosofia e Paisagem"


Está agendado o 5º seminário do projecto de investigação "Filosofia e Paisagem". Será no dia 5 de Março na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no anfiteatro III, pelas 15h. O projecto de investigação encontra-se em fase de finalização pelo que a sua coordenadora Adriana Veríssimo Serrão, comentará os progressos efectuados pela equipa na tarefa de tradução e apresentação dos autores seleccionados para a antologia de textos sobre paisagem, a publicar ainda este ano. Mantendo o carácter multidisciplinar do projecto é convidado do seminário Carlos Fabião que apresentará a comunicação: Arqueologia da paisagem e paisagens arqueológicas. Deste seminário constará ainda a apresentação das actas do Colóquio Internacional: "Longos dias têm cem anos. Vieira da Silva: um olhar contemporâneo", por José Luís Porfírio.

2.10.2010

Arquitectura e Fenomenologia

Passaram uns cinco anos desde que o livro Existence, Space & Architecture me passou pelas mãos. Nessa semana pensei ter encontrado algo incondicionalmente essencial, talvez porque nessa altura quase todos os livros ainda tinham esse peso ou essa aura de promessa. Talvez o seja efectivamente, um livro simples e honesto de quem sabia apontar o essencial, talvez seja ainda mais. Escrevinhei a fio citações em fichas de leitura que entretanto perdi, daquelas de cartolina amarelada e finas linhas azuis, que desde há uns tempos, só se encontram numa única e ainda inexplicavelmente próspera papelaria na Baixa de Lisboa. Esta memória ocorreu-me hoje, que nem sei onde tenho os tais apontamentos, simplesmente porque encontrei um artigo sobre Norberg-Schulz. Trata-se de uma síntese que foca alguns dos seus conceitos, mas com a particularidade de ter sido escrita na primeira pessoa por quem o conheceu. Morreu há 10 anos. Li-o na diagonal, hoje sem expectativas, e pensei porque é que coisas tão simples e essenciais são tão difíceis de concretizar; por mais que se leia. Espero demorar-me nele; quando o merecer. Encontra-se na Footprint - Issue # 3 Special issue Architecture and Phenomenology. A inscrição é gratuita e depois é só, guardar e aguardar pela altura de Ler.

2.03.2010

Dormência


Após 4 anos de existência, o verdete retrai-se. O dia-a-dia rotineiro numa profissão que tem tudo para contrariar essa sua condição afasta-nos daquilo que realmente gostamos nela. Cansaço ou puro escapismo, momento de pausa ou não. Cabe ao fundador, à equipa permanente e às novas colaborações, o quebrar da dormência.
Síndromas e um Século, Apichatpong Weerasethakul, 2006