9.14.2009

Animal Houses

imagem da Animal Wall disponibilizada pela Gitta Gschwendtner

Um novo bairro residencial foi construído na baía de Cardiff. São cerca de 1000 novos apartamentos e casas. Cardiff Bay foi outrora um sapal de águas salgadas cujo vestígio é uma reserva natural de 8 hectares no centro da baía criado em 2002: a Cardiff Bay Wetlands Reserve, agora de água de água doce em consequência das comportas da baía construídas nos anos 90. Desde a era industrial, iniciada com a exportação de carvão dos vales de País de Gales para o resto do mundo, que a paisagem de Cardiff Bay foi sendo alterada mais intensamente. Após a segunda guerra algumas das actividades foram abandonadas e só nos anos 90 com as comportas houve um novo modelo de paisagem baseado em novas construções edificadas pelo investimento privado.
Para o novo empreendimento, na separação entre o espaço público e o espaço privado, a artista Gitta Gschwendtner propôs a construção de uma parede em betão com 1000 abrigos para quatro animais diferentes, entre morcegos e pássaros. A chamada Animal Wall contou com a colaboração de um ecologista para a arquitectura de cada casa.

imagens da Animal Wall disponibilizada pela Gitta Gschwendtner
O Bat House Project decidiu compensar no Southwest London a perca de habitat do morcego causada pela recuperação e reabilitação dos velhos edíficios. A construção do projecto vencedor da dupla Jorgen Tandberg and Yo Murata pode ser acompanhada no blog do Bat House Project.

imagens do projecto vencedor da Bat House Project da dupla Jorgen Tandberg and Yo Murata