6.03.2011

Projecto para Espaços Públicos


O PPS (Project for Public Spaces) é uma organização sem fins lucrativos, que pretende ajudar os cidadãos de todo o mundo a planear e desenhar espaços públicos. Através de conselhos de como fazer (ver Eleven Principles for Creating Great Community Places), esta organização pretende potenciar o desejo dos habitantes de possuírem qualidade de vida na cidade. Contrariamente aos princípios europeus, onde se espera que o Estado e autarquias
sejam iluminadas para a qualidade de vida dos seus cidadãos (e umas vezes são e muitas outras não o são), o PPS propõe que sejam as próprias pessoas a por a mão na massa, a organizarem-se e a decidirem o que pretendem fazer, o que é necessário e como chegar aos objectivos desejados.
Uma das propostas de acção dos Eleven Steps (continua-me a espantar a capacidade dos americanos conseguirem distinguir o essencial do acessório) é muito interessante para quem trabalha o espaço público e achei por bem transcrever para aqui:

Create a Place, Not a Design


If your goal is to create a place (which we think it should be), a design will not be enough. To make an under-performing space into a vital “place,” physical elements must be introduced that would make people welcome and comfortable, such as seating and new landscaping, and also through “management” changes in the pedestrian circulation pattern and by developing more effective relationships between the surrounding retail and the activities going on in the public spaces. The goal is to create a place that has both a strong sense of community and a comfortable image, as well as a setting and activities and uses that collectively add up to something more than the sum of its often simple parts. This is easy to say, but difficult to accomplish.


Além do incentivo e do apoio para melhorar o espaço público, o PPS tem uma vasta lista de projectos existentes, de diferentes tipologias, assim como análises dos mesmos, do que resulta e do que não resulta, numa perspectiva do utilizador, e não apenas na óptica da espectacularidade do design.

Yes we can!