4.14.2008

Montado

O sobreiro constitui a base de um sistema ecológico único no mundo, contribuindo para a sobrevivência de muitas espécies da fauna autóctone e para a salvaguarda do meio ambiente. Dado que a sua exploração não implica danos para as árvores nem a necessidade de criação de infra-estruturas no local, foi possível conservar, ao longo dos anos, cerca de 60 milhões de árvores no seu estado natural. O resultado é um ecossistema com uma riqueza de biodiversidade sem paralelo na Europa, responsável por aproximadamente 100 000 postos de trabalho, representando uma importante barreira à desertificação social e ambiental das regiões produtoras.
Simultaneamente, o papel do ecossistema suportado pelo sobreiro é hoje reconhecido como fundamental na fixação de carbono, contribuindo para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, origem das alterações climáticas. Apenas em Portugal, calcula-se que o montado de sobro seja responsável pela retenção anual de quase cinco milhões de toneladas de CO2.

A associação GoodPlanet.org, presidida por Yann Arthus-Bertrand, e o Instituto Europeu da Ecologia, presidido por Jean-Marie Pelt, lançaram uma petição on-line em defesa da cortiça e dos montados de sobro.
Acessível em www.petitionpourleliege.org/, esta petição pretende recolher assinaturas de cibernautas que se queiram juntar à causa da cortiça, à protecção da biodiversidade do montado de sobro, à luta contra o efeito do aquecimento global do planeta, à preservação da natureza e à sustentabilidade de uma economia local. Escolher a cortiça é agir pela preservação do planeta.
Por cada seis signatários será salvo um sobreiro.
Objectivo da petição: 10 000 assinaturas - o equivalente a uma floresta de 1500 árvores.

Texto que nos chegou à caixa de correio.
Por .