12.29.2007

Ilha de Ascensão

[fotógrafo desconhecido]

Na Ilha de Ascensão, no meio do Atlântico, aquando da sua ocupação pela marinha britânica no século 19, foi impermeabilizada uma imensa bacia hidrográfica de modo a conduzir as águas pluviais para um reservatório central. A partir deste ponto partia uma conduta que fornecia água potável às populações instaladas, mais abaixo, no sopé da montanha.

[fotógrafia da mysterra magazine]

Enquanto enfrento as inúmeras infiltrações que surgem de todas as paredes da nossa casa é curioso ter-me deparado com esta intervenção na ilha de Ascensão. Trata-se de um tipo de Water Harvesting – uma denominação que tem surgido com maior nitidez devido às alterações climáticas cada vez mais evidentes. São processos de captação de água das chuvas e acumulação em reservatórios ou encaminhamento das águas directamente para o ponto onde o recurso é necessário.

A água e a sua interacção com os restantes elementos é, provavelmente a maior condição de transformação da paisagem. Populações desenvolvem, no contacto quotidiano com as condições dos locais onde vivem, técnicas que permitem a sua sobrevivência trabalhando a maior ou menor presença da água no seu território.

O homem no seu reposicionamento no território estabelece-se tendo por base essa procura quer implementado pequenas infra-estruturas que permitem captar água ou retê-las em determinado momento do seu ciclo, ou estruturas que transportam água ao longo de quilómetros cruzando topografias adversas ou simplesmente pequenas levadas que permitem o proveito de alguma ribeira.

1 Comentários:

Blogger Ralf Wokan disse...

Olá Pedro,
obrigado pela informação que transmiti aos alemães.
Uma ilha declarada navio é mesmo tipicamente jurista inglês !
Ralf

16/1/08 14:01  

Enviar um comentário

<< voltar