3.01.2009

Trabalho de Campo

"Antes de eleger a fotografia como medium do seu trabalho artístico, Jochen Lempert (Moers, Alemanha, 1958) dedicou-se intensamente, entre 1979 e 1989, à realização de filmes experimentais no âmbito do colectivo Schmelzdahin. Paralelamente, entre 1980 e 1988, fez os seus estudos universitários em Biologia. De ambas as actividades ficariam traços indeléveis no seu trabalho fotográfico. Este distingue-se, desde logo, pela escolha do assunto: a vida animal, que o artista investiga com um olhar informado e uma curiosidade insaciável, nas suas diferentes formas e nos mais diversos contextos (do habitat natural ao museu de história natural, do jardim zoológico ao meio urbano), mas também nas suas manifestações e representações na vida quotidiana e na cultura material. A este interesse pela vida animal como assunto alia-se uma exploração das propriedades e da materialidade da imagem fotográfica. Jochen Lempert fotografa com uma câmara de 35 mm e a preto e branco, escolhe deliberadamente papéis que não se conformam aos padrões profissionais e tira partido, de forma prodigiosa, do processo de revelação. O seu trabalho define uma posição artística solitária, discretamente construída sem qualquer concessão às tendências e aos cânones dominantes na fotografia contemporânea." in Culturgest.

"Jochen Lempert (Germany), 1958. Lives and works in Hamburg. Lempert initially trained as a biologist at the Friedrich-Wilhelms University in Bonn during the 1980s, while simultaneously studying experimental film-making with the Schmelzdahin Film Group. His photographs combine artistic creation, scientific research and documentation, and take the animal world in its many forms as their subject. Using a cultural approach, he employs his analytical gaze to re-write natural phenomena. His artistic production, which varies between extreme close-ups and long-distance views, encompasses single images framed in a uniform way, which are combined to form a series. Reflec-ting the human need for interpretation, and playing with our constant search for signs and symbols, meaning is often generated through the process of association between the individual images." in Exit#22.

Numa exposição comissariada por Miguel Wandschneider, fotografias de Jochen Lempert para ver até ao próximo dia 10 de Maio na Culturgest.