9.24.2007

ANTI-URINADOR

Elementos icónicos, referências culturais, estimulam e marcam comportamentos, interpretações do espaço, do tempo e da paisagem. Porque incorporam na edificação de pensamentos interferem também nos processos cognitivos e, consequentemente, nos mecanismos intelectuais que são usados na transformação do território. No decurso, essas acções automáticas tomam a forma de tiques culturais que se vão revelando ou através de acções ou de comportamentos / interpretações. Uma evolução natural destes tiques será o automatismo e/ou autismo que se traduz na limitação e redução da liberdade de cada um.

Os «Supersudaca» utilizaram em Lima, no Peru, algumas das referências mais influentes na comunidade para manipular os automobilistas que constantemente paravam para urinar contra um muro à entrada de uma zona residencial. O poder municipal tinha já tentado, sem grandes resultados, persuadir os automobilistas a mudar de poiso com cartazes a apelar à contenção.

O mecanismo apresentado pelos «Supersudaca» consistia em utilizar duas das personagens com maior influência na comunidade: Jesus e Sarita Colonia Zambrano (a «padroeira dos pobres», a santa do povo).

Imagens dos dois foram estampadas numa faixa branca colada a um metro de altura e, para testar a influência das imagens, expandiram a faixa, em branco, por mais alguns metros. Em cima das imagens escreveram as frases: «NO LO HAGAS. TE ESTOY MIRANDO». Como previsto, as pessoas respeitaram os seus padroeiros e usaram apenas o muro livre de influências divinas.

Os «Supersudaca» conseguem denunciar com esta acção o poder de algumas imagens têm na controlo de comportamentos e de acções que daí advém directamente. E simultaneamente demonstram a influência ou a relação que o espaço público consegue obter na manipulação de massas.

Via «MONU»