3.10.2009

A Mulher Sem Cabeça

Lucretia Martel deixou-nos perplexos com o seu primeiro filme. Falámos nele num outro contexto, mas o “Pântano” parece encerrar em si uma das nossas grandes motivações, a dicotomia Homem-Natureza. Numa casa de campo, as férias de uma família argentina reflectem a banalidade do quotidiano, longos dias passados entre o interior de uma casa e o exterior que se prolonga para longe. Pelo meio, pequenos acidentes, desvios, explosões, sempre em sintonia com uma natureza instável. Outros assuntos também, mas no fundo, a condição humana como extensão da paisagem que a rodeia.

Relativamente ao seu último filme “La Mujer Sin Cabeza”, em Maio de 2008, de passagem pela última edição do festival de cinema de Cannes, Vasco Câmara (Jornal Público) escrevia:
“Queremos estar na cabeça desta personagem? Não há outro remédio, a cabeça é o filme.
O que é que este filme, La Mujer sin Cabeza, conta? Não conta, o filme com título de conto surrealista é... a cabeça de uma mulher que, por instantes, perde a cabeça. Ia ao volante do carro (estrada do interior da Argentina), distraiu-se e bateu em alguma coisa (sentimos também o impacto, e vemos - ela não - as marcas de mãos que ficaram no automóvel). Nos dias que se seguem, Vero, é o nome dela, parece um zombie. (Sabemos como é: é como o espectador de um filme de que não entende nada.) Não reconhece os sinais da realidade, ou eles é que se desprenderam dela e a largaram, para ela então flutuar. Quem são aqueles, que nem reparam que ela perdeu a cabeça? São marido, filhos, é uma família? De que tempo vêm os laços, incestuosos, de que tempo vem aquela arquitectura e mobiliário? As figuras à volta de Vero estão do lado de lá de um vidro batido pela água da chuva. Nunca se aguentam sem desfocarem.”

Nas palavras da cineasta: "Interessa-me a desnaturalização da natureza humana. Transpor os limites entre o vegetal, o animal e o humano parece-me fascinante".

Integrado no ciclo “Fervor de “Buenos Aires”, o CCB recebe a realizadora na exibição do seu último filme, bem como a exibição dos anteriores.
O Pântano . 10 Março 2009 . 21:00h
A Rapariga Santa . 11 Março 2009. 21:00h
Rei Morto + A Mulher Sem Cabeça . 12 Março 2009. 21:00h, com a presença da realizadora.