8.02.2006

Casas#1

Um lote longilíneo inserido no seio de um tecido urbano familiar aos povoados de pequena dimensão (Santa Vitória, Beja) é rematado por uma casa existente “com uma porta entre duas pequenas janelas”. A extensão do espaço habitado resulta da reconfiguração do vazio do logradouro através da presença ou ausência de cobertura. Quando presente, acolhe espaços diferenciados na sua função. Na sua ausência dá lugar a pátios, vazios comunicantes com o céu e a casa nos seus diferentes compartimentos. O uso de materiais resume-se ao betão da cobertura, os blocos de cimento visíveis das paredes e a cal sobre o betão dos tectos.

O cliché less is more ultrapassa aqui a mera síntese formal, por vezes ancorada numa parafernália de aparatos tecnológicos, para numa economia de materiais e de meios, dar lugar a uma realidade bem mais próxima do essencial. Daí o seu encanto.

O projecto é da autoria do Arquitecto Rui Mendes. O presente texto e respectivas fotografias surgem a partir de um artigo redigido no “Jornal dos Arquitectos JA223”, número subordinado ao tema Escassez.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

5*'s!!!
Já tinha visto na publicação - é uma verdadeira lufada de ar fresco!!!

7/8/06 11:15  

Enviar um comentário

<< voltar