11.28.2006

Simultaneidades

Avenida D. Carlos I

Os jacarandás, uma das árvores icónicas de Lisboa, iniciam a sua primeira época de floração nos finais de Maio, princípios de Junho (e a segunda floração surge, por vezes, no início do Outono). Anualmente, os jacarandás marcam e intensificam a fase que precede o verão. Esse curto período de tempo é vívido impetuosamente por muitos que passam diariamente por Lisboa. A calçada, assim que começam a brotar as primeiras flores, reveste-se de salpicos de lilás que vão persistindo mas que, com o tempo, vão degradando-se, perdem a vitalidade e transformam-se, gradualmente, numa goma suja sobre o calcário que permanece até ser lavada pelas primeiras chuvas de Setembro.

Jardim de Santos

Ao mesmo período está associado, para usar um termo usado nos jornais e televisões, o início da «época dos incêndios» – o erro inconsciente mas satírico para evocar o início do programa de prevenção e combate aos incêndios do governo. Inicia-se, a partir desse momento, o espectáculo mediatizado dos incêndios contrapondo de cada lado da barricada o governo e as suas estratégias de prevenção e de combate, do outro lado o reduzido segmento da população que ganha com a época de incêndios e que a fomenta de alguma maneira. No meio ficam pessoas, sistemas agrícolas e florestais e ecossistemas à mercê das alterações causadas pelo fogo. Tudo isto, transmitido em directo ou em diferido pela televisão, e arbitrados flacidamente pelo espectador. Durante esse período, os incêndios serão tema de conversa em jornais nacionais e internacionais, autocarros e salas de espera de hospitais, mas rapidamente esquecidos em épocas onde a água em demasia é o grande problema.

Jardim ConstantinoRua Almirante Barroso

Esse é também o período em que a feira-do-livro faz o seu aparecimento anual no Parque Eduardo VII. Aliás, o acontecimento que transforma um parque praticamente morto no seu auge anual, para logo a seguir voltar a ser abandonado aos miúdos e aos proxenetas.

Parque Eduardo VII

É também o tempo das festas populares, do cheiro a sardinha, das fitas coloridas de janela em janela, dos europeus ou mundiais de futebol.



No entanto e apenas porque as condições climatéricas assim o favoreciam, foi nesta a época áurea que o Google decidiu fixar Lisboa no GoogleEarth,. Aqui e ali, o lilás das flores do jacarandá deixa a sua marca na fotografia aérea de Lisboa. A continuidade fica paralisada neste momento captado por um satélite, criado e desenvolvido pela inteligência do homem, e apresentado a qualquer um de nós como o momento tipo, como o quotidiano lisboeta. Mas perde-se, neste espelho, um pouco o sentido do devir e admite-se como factualidade perene uma imagem tão cheia destas simultaneidades.

Rua Rodrigo da Fonseca e Rua Barata Salgueiro

A compreensão e uma relação com a paisagem reside basicamente no questionamento constante das imagens que a nossa inteligência adquire e tem a tendência de tomar como fixas, como certas, uma vez que ela própria é fonte de inúmeras perspectivas e transformações.