6.20.2007

Irlanda na Trienal

A exposição Países da trienal de arquitectura de Lisboa, deu origem às mais diferentes abordagens sobre o tema dos vazios urbanos, entre as quais a de como encher o vazio de apenas alguns metros quadrados com milhares de projectos indecifráveis (Espanha p.ex.).
A representação da Irlanda (cur.Peter Cody e Peter Carroll) responde ao tema reflectindo sobre um fenómeno crescente nas cidades do planeta, as shrinking cities, cidades cujo tecido urbano, por uma razão ou outra, se começa a esboroar, mesmo que se expandam em novos subúrbios, infra-estruturas e pólos tecnológicos. O exemplo mais citado é o da cidade de Detroit, a Motown de Marvin Gaye, nos USA, onde o antigo central business district é agora uma manta de retalhos de prédios abandonados, agricultura doméstica e habitações e vidas precárias.


Dublin, a capital da Irlanda, foi o local onde foram escolhidos projectos que mais ou menos respondem a este problema. Um dos projectos apresentados é o de Ballymun, bairro social construído entre 1964 e 1969, com 2820 apartamentos em torres pré-fabricadas, espalhadas de modo disperso sobre o verde irlandês. Com o tempo a população que conseguia singrar na vida mudou-se para outras paragens, cumprindo o sonho do minifundiário com seu pequeno quinhão. Ficaram os desempregados e novos inquilinos em situações não menos precárias. Em 97, a câmara de Dublin, formou uma sociedade com o intuito de regenerar esta área da cidade. A relação cheio-vazio foi invertida, com a construção de novas habitações para realojamento dos moradores e venda de novos apartamentos, e criação de vários centros cívicos e comerciais, e um pólo industrial. Os antigos prédios foi demolidos dando origem aos novos espaços vazios consolidados.
ver
http://www.linetosurface.org/
http://www.newballymun.com/
http://www.brl.ie/

1 Comentários:

Blogger António P. disse...

Bom dia,
Apesar da v/ irregularidade na posttagem sou um visitante quase diário daí o MEME que vos atribui.
Se forem ao meu blog percebrão o que é.
As minhas desculpas por qualquer incómodo.
Cumprimentos

21/6/07 11:56  

Enviar um comentário

<< voltar