1.18.2007

A Torga


foto de Georges Dussaud
No ano em que se comemoram os cem anos de nascimento de Miguel Torga, ouvimos alguém afirmar na televisão que "Torga é telúrico". É uma frase maravilhosa porque o próprio, Adolfo Correia Rocha, justificava a adopção do pseudónimo Miguel Torga, nos seguintes modos: "eu sou quem sou. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, metidas entre as rochas. Assim como eu sou duro e tenho raizes em rochas duras, rígidas, Miguel Torga é um nome ibérico, característico da nossa península".

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...

26/1/07 23:13  

Enviar um comentário

<< voltar